Tem fogão com gás encanado? Veja essas dicas de cuidados para garantir a segurança

Fogão com gás encanado é ótimo: as chamas são mais fortes e potentes e preparar refeições fica mais prático. Em prédios residênciais é muito comum este tipo de instalação e cada apartamento possui seu registro individual. Mas para que todos os moradores  fiquem em segurança, cada um precisa garantir que alguns cuidados sejam tomados diariamente. O técnico Jonatã Juliano dos Santos, associado do Desquebre, dá algumas dicas que vão ajudar no cuidado e na manutenção do fogão com gás encanado.

 

Fogão
O fogão com gás encanado tem chama mais forte

1. Instalação

Quando um novo morador chega à residência que já possui o encanamento, é necessário somente fazer a instalação do gás. Não é recomendável que o próprio morador faça o procedimento, caso ele não seja um profissional dessa área. É indicado chamar um técnico para o procedimento.

“Dependendo da instalação tem que fazer uma adaptação na tubulação com cobre e flange. Tem que ter conhecimento de prensagem, cobre com estanho e até mesmo com solda foscolpe.  Há pressões diferentes e o registro e a mangueira são específicas”, explica.

O profissional precisa ter alguns cuidados na hora de instalar, como verificar se não tem vazamento. Após a instalação, precisa checar se foi feita a soldagem correta.

2. Chama forte e alta

A chama é mais alta no fogão com gás encanado do que com o gás de botijão por uma questão  de vazão e pressão. No gás encanado, os injetores tem uma saída maior e a pressão é diferente do gás do botijão. O gás encanado, porém, oscila mais do que o gás de botijão.

3. Medida da mangueira com malha de aço

A mangueira com malha não pode ultrapassar 1,25 m por questões de normas técnicas.

4. Validade da mangueira

Uma informação importante é que a mangueira tem um prazo de validade, por isso é recomendado trocá-la a cada 5 anos. “Não trocar a peça é perigoso. A garantia da mangueira é de 5 anos e é uma norma também”, comenta Jonatã. O técnico diz que dependendo da situação, é possível que um pouco mais de gás entre, com isso os oringues (juntas) de vedação começam a ficar ressecados.

“Eu atendi uma cliente na qual as conexões da mangueira estavam desgastadas e já tinham vazamentos que ela não percebia”, alerta. O perigo deste escape é o risco de explosão. “Com o próprio acionamento pode ocorrer, pois o gás fica perto da região do fogão, ou com a ligação de um interruptor”, afirma.

 

Kit Gás
Esse é um modelo de kit gás que pode ser usado na instalação

5. Posição da mangueira

A  mangueira deve ficar o menos esticada possível. Se movimentá-la constantemente, força as juntas e pode trincar. Quanto menos arrastar o fogão, melhor!

6. Limpeza da mangueira

Não é recomendado limpar com pano úmido porque isso enferruja a malha. É possível passar um pano seco com muito cuidado para não tirar a peça do lugar.

Gostou das nossas dicas? Se tiver alguma dúvida, poste nos comentários!

 

LEIA MAIS:

Café com Técnicos: Desquebre organiza primeiro treinamento com palestras especiais

Conheça 5 dicas incríveis para manter sua geladeira funcionando no verão

 

 

5 comentários em “Tem fogão com gás encanado? Veja essas dicas de cuidados para garantir a segurança”

  1. caso o fogão esteja longe da saida o gas, é preciso que a mangueira seja maior que 1,25m, neste caso poderá ficar dobrada pelo fato de ser com 2:00 metros? isto tem risco?? que tipo de risco? como devo proceder neste caso?

    1. Olá, Sandra! A instalação de gás tem normas rígidas a serem cumpridas. Se o fogão for novo, recomendamos entrar em contato com o fabricante. Caso contrário, você pode solicitar um técnico pelo aplicativo Desquebre. Agradecemos o contato.

  2. RENAN PEREIRA DOS SANTOS

    Mudei de AP com faz encanado para outro, já havia feito a conversão de botijão para enaacanado. Porém neste novo AP parece ter muito mais pressão o que faz a chama ficar grande e queimar as panelas. Tem como fazer um ajuste?

Comentários encerrados.