Conheça 5 dicas incríveis para manter sua geladeira funcionando no verão Uma delas é fazer um teste para saber se a borracha está vedando corretamente

4 de janeiro de 2018 Publicado por Cuidado e Manutenção 7 comentários

O verão chegou e tudo que não queremos é uma geladeira quebrada na época mais quente do ano. Mas para que o refrigerador funcione quando mais vamos precisar dele, é necessário manter algumas atitudes durante todas as estações.

Uma coisa importante que você precisa saber sobre o funcionamento de uma geladeira é que ela só retira calor (“produz frio”) na parte do congelador. A parte do refrigerador fica fria porque o ar que foi resfriado no congelador circula na geladeira (em muitos casos, existe um ventilador para forçar essa ventilação). Então, vamos às dicas!

Cuidados com a Geladeira

É necessário verificar o fechamento das portas e a vedação das borrachas (Foto: Squared.one)

 

Dica 1: Cuidado com o posicionamento dos alimentos

O ar que foi resfriado no congelador circula por meio de dutos internos e flui por algumas saídas de ar no compatimento do refrigerador. É importante posicionar os alimentos sem obstruir essa saída de ar, porque impedindo a livre passagem de ar frio por elas pode reduzir a eficiência do refrigerador. Também é possível  comprometer a conservação dos alimentos, além de aumentar o consumo de energia

Lembre-se ainda de não armazenar alimentos quentes na geladeira – isso também pode aumentar o consumo e reduzir sua eficiência.

Dica 2: Evite abrir constantemente as portas da geladeira

Cada vez que abrimos a porta da geladeira, sai um fluxo de ar frio da geladeira e entra um fluxo de ar ambiente (mais quente). Isso aumenta a temperatura interna da geladeira,  o que faz a geladeira trabalhar mais e gastar mais energia.

Para reduzir esse efeito, procure abrir a porta da geladeira o mínimo possível e mantenha-a aberta por pouco tempo. Planeje o abastecimento da geladeira e evite ficar fazendo escolhas com a porta aberta.

Dica 3: Verifique o fechamento das portas e a vedação das borrachas

A geladeira possui borrachas de vedação nas portas, para evitar que o fluxo de ar frio da geladeira vá para o ambiente. Verifique periodicamente o estado dessas borrachas (“gaxetas”), pois o seu ressecamento (ou mesmo acúmulo de sujeira) podem comprometer a vedação.

Um teste para saber se a borracha está vedando adequadamente é colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira ao fechar a porta. A folha não deve sair com muita facilidade (deve apresentar alguma resistência). Se isso não acontecer, pode ser necessário substituir as borrachas.

Antes disso, porém, verifique se a sua geladeira está ligeiramente inclinada para trás (essa é a posição correta). Essa inclinação ajuda a melhorar a vedação das portas, e é possível ajustá-la rodando os pezinhos frontais da geladeira.

Dica 4: Mantenha o “condensador” limpo

O condensador é aquela “serpentina” que fica atrás da geladeira, que esquenta quando a geladeira aciona o compressor para “produzir frio” no congelador. Para um funcionamento adequado da geladeira, é fundamental que o condensador “troque calor” com o ar do ambiente.

Para isso, ele não pode ser obstruído (nem pense em colocar roupas para secar ali!), e o acumulo de pó e gordura muitas vezes acaba impedindo essa troca de calor. Mantenha seu condensador sempre limpo, passando uma escova com cuidado.  Sempre deixe uma distância entre a geladeira e a parede, para permitir o fluxo de ar para a troca de calor.

Dica 5: Descongele a geladeira quando o duto congelar

As geladeiras “frost-free” realizam um ciclo de degelo automaticamente, que derrete todo gelo formado no evaporador (serpentina que fica na parte do congelador). A água formada é drenada por um duto e fica armazenada num recipiente posicionado em cima do compressor (“motor”), evaporando devido ao calor.

Eventualmente, essa água pode congelar antes de ser drenada, bloqueando o duto. Nos ciclos de degelo subsequente, mais água acaba acumulando e congelando, podendo chegar ao ponto de formar um bloco de gelo que impede a passagem de ar do congelador para o refrigerador.

Nesses casos, a solução é simplesmente esvaziar a geladeira e deixá-la desligada, com as portas abertas, por um período de 48 horas. O bloco de gelo derreterá (podendo até formar uma poça d’água embaixo da geladeira) e sua geladeira voltará a funcionar. Caso o problema persista, utilize o Desquebre para solicitar um técnico, pois sua geladeira pode necessitar de uma resistência adicional para evitar este problema.

CHAME UM TÉCNICO AGORA!

Assista ao vídeo completo sobre o assunto!

How to Share With Just Friends

How to share with just friends.

Posted by Facebook on Friday, December 5, 2014

 

Tags:

7 comentários

  1. pedro disse:

    Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

    1. Vanessa Teodoro disse:

      Oi, Pedro! Agradecemos a mensagem! Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! Esperamos que continue acompanhando o nosso Blog! 🙂

  2. Obrigado…Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.

  3. renato disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

  4. vanilde disse:

    muito bom a explicação, gostei

    1. Agradecemos a leitura, Vanilde! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *