Fogão com gás encanado é ótimo: as chamas são mais fortes e potentes e preparar refeições fica mais prático. Em prédios residênciais é muito comum este tipo de instalação e cada apartamento possui seu registro individual. Mas para que todos os moradores fiquem em segurança, cada um precisa garantir que alguns cuidados sejam tomados diariamente. O técnico Jonatã Juliano dos Santos, associado do Desquebre, dá algumas dicas que vão ajudar no cuidado e na manutenção do fogão com gás encanado.
1. Instalação
Quando um novo morador chega à residência que já possui o encanamento, é necessário somente fazer a instalação do gás. Não é recomendável que o próprio morador faça o procedimento, caso ele não seja um profissional dessa área. É indicado chamar um técnico para o procedimento.
“Dependendo da instalação tem que fazer uma adaptação na tubulação com cobre e flange. Tem que ter conhecimento de prensagem, cobre com estanho e até mesmo com solda foscolpe. Há pressões diferentes e o registro e a mangueira são específicas”, explica.
O profissional precisa ter alguns cuidados na hora de instalar, como verificar se não tem vazamento. Após a instalação, precisa checar se foi feita a soldagem correta.
2. Chama forte e alta
A chama é mais alta no fogão com gás encanado do que com o gás de botijão por uma questão de vazão e pressão. No gás encanado, os injetores tem uma saída maior e a pressão é diferente do gás do botijão. O gás encanado, porém, oscila mais do que o gás de botijão.
3. Medida da mangueira com malha de aço
A mangueira com malha não pode ultrapassar 1,25 m por questões de normas técnicas.
4. Validade da mangueira
Uma informação importante é que a mangueira tem um prazo de validade, por isso é recomendado trocá-la a cada 5 anos. “Não trocar a peça é perigoso. A garantia da mangueira é de 5 anos e é uma norma também”, comenta Jonatã. O técnico diz que dependendo da situação, é possível que um pouco mais de gás entre, com isso os oringues (juntas) de vedação começam a ficar ressecados.
“Eu atendi uma cliente na qual as conexões da mangueira estavam desgastadas e já tinham vazamentos que ela não percebia”, alerta. O perigo deste escape é o risco de explosão. “Com o próprio acionamento pode ocorrer, pois o gás fica perto da região do fogão, ou com a ligação de um interruptor”, afirma.
5. Posição da mangueira
A mangueira deve ficar o menos esticada possível. Se movimentá-la constantemente, força as juntas e pode trincar. Quanto menos arrastar o fogão, melhor!
6. Limpeza da mangueira
Não é recomendado limpar com pano úmido porque isso enferruja a malha. É possível passar um pano seco com muito cuidado para não tirar a peça do lugar.
Gostou das nossas dicas? Se tiver alguma dúvida, poste nos comentários!
LEIA MAIS:
Café com Técnicos: Desquebre organiza primeiro treinamento com palestras especiais
Conheça 5 dicas incríveis para manter sua geladeira funcionando no verão
caso o fogão esteja longe da saida o gas, é preciso que a mangueira seja maior que 1,25m, neste caso poderá ficar dobrada pelo fato de ser com 2:00 metros? isto tem risco?? que tipo de risco? como devo proceder neste caso?
Olá, Sandra! A instalação de gás tem normas rígidas a serem cumpridas. Se o fogão for novo, recomendamos entrar em contato com o fabricante. Caso contrário, você pode solicitar um técnico pelo aplicativo Desquebre. Agradecemos o contato.
Mudei de AP com faz encanado para outro, já havia feito a conversão de botijão para enaacanado. Porém neste novo AP parece ter muito mais pressão o que faz a chama ficar grande e queimar as panelas. Tem como fazer um ajuste?
muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns! 😀
Muito obrigado, Jorge! 🙂