Mito ou verdade: o que prejudica o funcionamento da máquina de lavar? Saiba, por exemplo, se há problema abrir a tampa com a lavadora funcionando

2 de janeiro de 2018 Publicado por Cuidado e Manutenção, Geral 1 comentário

Veja o que é mito ou verdade quando o assunto é cuidado ou manutenção com a máquina de lavar. Convidamos Newton Fonseca, técnico associado do Desquebre, para explicar 7 itens que geram dúvidas. O interessante é que a mesma recomendação não funciona para todas as marcas de lavadoras. Leia abaixo:

Máquina de lavar

A máquina de lavar não precisa estar totalmente cheia para ser iniciada a lavagem (Foto: bierfritze / CCO Creative Commons)

 

Mito ou verdade: Máquina de lavar

1- Pular as etapas de lavagem da máquina de lavar estraga o equipamento.

R:  Pular etapas não prejudica, em geral, as lavadoras eletrônicas dos tempos modernos – nesse caso seria um mito. Afinal, o controle eletrônico vai dar uma breve pausa na lavagem, interpretar o comando feito pelo usuário e executar a etapa do programa desejada pelo usuário.

Em se tratando de lavadoras antigas, comandadas por timer eletromecânico (o famoso automático), pular etapas sem ter o cuidado de desligar o timer e reposicioná-lo no ponto correto pode forçar a lavadora, provocar eventual vazamento de água se ela entrar em centrifugação sem drenar toda a água, ou ainda danificar o próprio timer. Portanto, no caso de modelos com timer eletromecânico seria verdadeiro afirmar que pular as etapas de lavagem pode danificar o equipando.

2 – Desligar a máquina sem terminar de centrifugar a roupa prejudica o equipamento.

R: Desligar a máquina antes do final da centrifugação em lavadoras que possuem um sistema de freio do tambor suave, como a linha Brastemp, Consul, GE, Dako, Continental, Bosch e as Lava e Seca em geral não prejudica o equipamento. Nesses casos seria um mito.

Em modelos da Electrolux, cuja frenagem é com sistema de travamento do tambor instantâneo ao desligar, o equipamento sofre um tranco muito forte no conjunto mecânico ao desligar a centrifugação antes do seu tempo de finalização. Nesse caso seria verdadeiro afirmar que desligar a lavadora antes do final da centrifugação pode danificar o equipamento a longo prazo.

3 – Abrir a tampa com a máquina funcionando prejudica o funcionamento do equipamento.

R: Se a abertura da tampa for durante o processo de centrifugação, deveremos levar em consideração o que já foi abordado na questão anterior. Além disso, temos que considerar os modelos que possuem trava da tampa, que nesses casos podem ser prejudicados se a tampa estiver travada e for forçada pelo usuário. Em modelos que não possuem trava da tampa e também não travam bruscamente o tambor ao ser interrompida a centrifugação, podemos sim abrir a tampa durante o funcionamento sem prejuízo ao equipamento.

4- É necessário encher a máquina com roupas até o limite antes de iniciar a lavagem.

R: Não é necessário encher a máquina até o limite máximo para utilização do equipamento, porém, por questões de sustentabilidade ambiental não se recomenda desperdiçar água e energia elétrica na lavagem de pouquíssimas peças de roupas. Lembrando que devemos sempre ter na lavadora uma quantidade mínima de roupas capaz de fazer distribuir o peso por igual em toda a extensão do cesto da máquina para que ela trabalhe com a carga devidamente balanceada.

Lavadora

Dependendo do modelo da máquina, abrir a tampa antes de terminar o ciclo pode prejudicar o equipamento (Foto: stevepb/CC0 Creative Commons)

 

5- É recomendável limpar o filtro da máquina.

R: Verdade. Limpar o filtro evita o acúmulo de fiapos no interior da lavadora que, a longo prazo, facilitam o acúmulo de resíduos no fundo do tanque capazes de causar problemas de sujidade na lavadora.

6- As correias da máquina têm prazo de validade.

R: A correia da lavadora, assim como as peças de borracha em geral, se ressecam e perdem parte de sua resistência mecânica ao longo dos anos. Em automóveis, por exemplo existem recomendações para a troca das correias após determinada quilometragem ou após 5 anos de uso – o que vencer primeiro. Porém, os manuais de instruções não costumam recomendar a troca da correia das lavadoras de tempos em tempos, o que nos permite concluir que seria um mito dizer que as correias das lavadoras de roupas têm prazo de validade, já que devemos sempre atender as especificações técnicas dos fabricantes.

7- É normal a máquina fazer um barulho restranho durante a centrifugação.

R: Durante o processo de centrifugação, a lavadora pode sim fazer um pouco mais de barulho (uma trepidação estranha) quando carregada com roupas se comparado a máquina vazia devido ao desbalanceamento da carga (mais peso de um lado do cesto do que dos outros). Portanto, nesse caso é considerado normal um aumento do barulho. Lembrando que esse barulho deve cessar se a máquina for testada sem carga. Quando a lavadora apresenta barulho excessivo ou estranho mesmo sem carga, um técnico deverá ser chamado para uma avaliação.

 

LEIA MAIS:

Conheça 5 dicas incríveis para manter sua geladeira funcionando no verão

Tem fogão com gás encanado? Veja 6 dicas para garantir a segurança

Café com Técnicos: Desquebre organiza primeiro treinamento com palestras especiais

Tags: ,

1 comentário

  1. Marney Pinto Maia disse:

    Ótimas informações. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *