Geladeira não gela a parte de baixo? Saiba como resolver o problema

Photo by Pedro Sandrini from Pexels

As geladeiras “frost-free” realizam um ciclo de degelo automaticamente, que derrete todo gelo formado no evaporador (serpentina que fica na parte do congelador). A água formada é drenada por um duto e fica armazenada num recipiente posicionado em cima do compressor (“motor”), evaporando devido ao calor. Eventualmente, essa água pode congelar antes de ser drenada, bloqueando o duto. Nos ciclos de degelo subsequente, mais água acaba acumulando e congelando, podendo chegar ao ponto de formar um bloco de gelo que impede a passagem de ar do congelador para o refrigerador.

Nesses casos, a solução é simplesmente esvaziar a geladeira e deixá-la desligada, com as portas abertas, por um período de 48 horas. O bloco de gelo derreterá (podendo até formar uma poça d’água embaixo da geladeira) e sua geladeira voltará a funcionar.

Caso o problema persista, utilize o DESQUEBRE para solicitar um técnico, pois sua geladeira pode necessitar de uma resistência adicional para evitar este problema.

CHAME UM TÉCNICO AGORA!

7 comentários em “Geladeira não gela a parte de baixo? Saiba como resolver o problema”

  1. Marilza heleno da Silva

    A minha geladeira estava com a resistência queimada troquei e troquei a placa e o damper também e mesmo assim na gela a parte debaixo

  2. Minha geladeira gela muito a parte de cima frizer e em baixo parou de gelar…desliguei e botei um ventilador na frente voltou a gelar depois de uns tres dias o ventilafor esta fazendo um barulho como se estivesse solto quando abro a porta da geladeira…o que fazer?

    1. Olá Cleni,
      Existem boas chances de sua geladeira ter formado gelo nas partes interiores do gabinete, impedindo o fluxo de ar entre a parte superior e a inferior.
      O procedimento realizado pode ter derretido parte do gelo formado, mas ainda pode haver formação de gelo, inclusive encostando nas pás do ventilador (isso pode vir a ser a causa do barulho).
      Uma sugestão é esvaziar a geladeira e deixá-la desligada, COM AS PORTAS ABERTAS, por ao menos 24 horas. Se você notar acúmulo de água embaixo da geladeira, o problema poderá ter sido mesmo uma formação de gelo considerável.
      Note que existem diversas razões para esta situação acontecer – desde uma porta deixada aberta até alguma falha em algum sensor da geladeira.
      Caso o problema persista, você pode solicitar a visita de um técnico utilizando nosso site ou o aplicativo.
      Atenciosamente,
      Equipe Desquebre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *