Tudo que você precisa saber antes de comprar uma lava-louças Uma das coisas é entender a sua necessidade para definir o modelo

3 de janeiro de 2018 Publicado por Cuidado e Manutenção, Geral 2 comentários

Louça suja parece que brota do nada na pia, não é? Você nem acaba de lavar e lá está ela novamente para mostrar que tem coisas que são infinitas. Se você se pegou recentemente pensando em comprar uma lava-louças para ter um 2018 mais prático, veja essas dicas para que as suas expectativas sejam atendidas de acordo com a sua rotina.

Lava-louças

A lava-louças consome mais energia do que uma máquina de lavar que não possui uma secadora (Foto: CC0 Creative Commons)

Antes de comprar

O técnico Claudinei Charnai, associado ao Desquebre, comenta que a primeira coisa a fazer é avaliar a necessidade do equipamento na rotina e saber que cada lavadora tem uma nomenclatura.  Existem modelos de 6, 8, 10, 12 e 14 serviços.  Esse número corresponde à quantidade de pessoas que mora na casa e, isso, determina a capacidade de lavagem por ciclo. Fazer essa observação é importante para que não se invista em uma máquina muito grande ou pequena demais que não vai atender à sua demanda.

É importante saber: A lava-louças consome bem mais eletricidade do que uma máquina de lavar (um modelo sem secadora). “A potência de uma lava-louças para aquecer a água na temperatura adequada é bastante alta”, alerta o profissional. Ele comenta que os novos modelos dos equipamentos não variam muito de um para o outro, pois atualmente todos trabalham com placas eletrônicas.

Antes de sair para comprar, também é fundamental definir o local onde vai ficar o equipamento. O espaço precisa ter 3 pontos:

  • 1 ponto de abastecimento de água
  • 1 ponto de escoamento da água
  • 1 ponto elétrico para ligar o equipamento (tomada de 20 amperes)

Antes de usar

  •  Leia o manual de instruções do equipamento: vem sempre alguma dica do fabricante que pode ser importante para utilização daquele modelo, além de saber quais as peças podem ser lavadas e como devem ser colocadas nos cestos.
  • O sabão para a lava-louça é  granulado ou em pastilhas. Há também um líquido secante abrilhantador que auxilia na secagem das louças, evitando possíveis manchas após a lavagem. Não é possível usar o detergente líquido comum.
  • Use a máquina na sua capacidade máxima, assim se economiza energia e água. Para evitar que a sujeira endureça enquanto se acumula a quantidade suficiente de utensílios para fazer a lavagem competa, é possível contar  com o  ciclo de pré-lavagem, que tira o execesso de resíduos.
  • É recomendável retirar todos os resíduos sólidos dos utensílios. As máquinas  tem um sistema de filtragem, mas alguma sujeira maior pode passar e cair em um componente interno, o que pode danificá-lo, segundo Claudinei.

Tem uma lava-louça? Compartilhe aqui nos comentários  se você gosta ou não gosta do equipamento e por quê. Queremos saber!

Mito ou verdade: o que prejudica o funcionamento da máquina de lavar?

 

Consertar será uma tendência de negócio em 2018

Tags: ,

2 comentários

  1. pedro disse:

    Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

  2. Cíntia disse:

    Agradeço pelas informações, exatamente o que procurava, informações claras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *