Conheça os significados das instruções de lavagem nas etiquetas de roupas É importante entender as informações para conservação das peças

9 de maio de 2018 Publicado por Cuidado e Manutenção, Geral 1 comentário

Você costuma olhar as etiquetas de roupas antes de colocar as peças na máquina de lavar ou de secar? Se você nunca estragou uma peça de roupa após ter ignorado as instruções sobre conservação, parabéns: você é uma pessoa de muita sorte! Sim, porque não é raro danificar a roupa por não ter seguido essas recomendações. O problema é que, mesmo olhando a etiqueta, nem sempre é fácil decifrar o que representa cada símbolo.

Por isso, elaboramos esse texto com imagens e significado dos 5 principais símbolos de tratamentos de conservação de roupas. Para isso, usamos como fonte a cartilha do Inmetro sobre etiqueta têxtil que segue a Norma NM ISO 3758:2013.

Significado dos Símbolos

Primeiramente, é preciso entender que cada tratamento de conservação com as roupas é representado por um símbolo. Veja abaixo o que cada um significa, assim a leitura da etiqueta fica mais fácil:

Significado dos símbolos das etiquetas

Símbolos de Lavar e Secar

As pessoas podem atribuir erroneamente danos em roupas a problemas nos eletrodomésticos por não verificarem as recomendações de cuidados com cada tipo de tecido no momento de lavagem e secagem. Cada tipo de tecido possui uma indicação específica de tratamento, por isso, é importante entender as informações para conservação do produto.

 

 

Se for cortar a etiqueta porque dá alergia ou incomoda, anote os dados contidos nela para consultas futuras. Existem certos tipos de tecidos que exigem lavagem profissional, ou seja, é necessário que a peça vá para a lavanderia. Os cuidados variam de acordo com o tipo de material que foi confeccionada a peça.

Símbolos de Passar e Lavagem Profissional

 

Recomendamos guardar o link desse post para consultar sempre que surgir alguma dúvida. Acreditamos que pequenas atitudes do dia a dia podem ajudar a conservar os itens que compramos.

 

Mito ou verdade: o que prejudica o funcionamento da máquina de lavar?

Vale a pena ter uma lava e seca?

Tags: ,

1 comentário

  1. Etiquetas disse:

    Exatamente o que eu estava procurando, obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *