O verão chegou e tudo que não queremos é uma geladeira quebrada na época mais quente do ano. Mas para que o refrigerador funcione quando mais vamos precisar dele, é necessário manter algumas atitudes durante todas as estações.
Uma coisa importante que você precisa saber sobre o funcionamento de uma geladeira é que ela só retira calor (“produz frio”) na parte do congelador. A parte do refrigerador fica fria porque o ar que foi resfriado no congelador circula na geladeira (em muitos casos, existe um ventilador para forçar essa ventilação). Então, vamos às dicas!
Dica 1: Cuidado com o posicionamento dos alimentos
O ar que foi resfriado no congelador circula por meio de dutos internos e flui por algumas saídas de ar no compatimento do refrigerador. É importante posicionar os alimentos sem obstruir essa saída de ar, porque impedindo a livre passagem de ar frio por elas pode reduzir a eficiência do refrigerador. Também é possível comprometer a conservação dos alimentos, além de aumentar o consumo de energia
Lembre-se ainda de não armazenar alimentos quentes na geladeira – isso também pode aumentar o consumo e reduzir sua eficiência.
Dica 2: Evite abrir constantemente as portas da geladeira
Cada vez que abrimos a porta da geladeira, sai um fluxo de ar frio da geladeira e entra um fluxo de ar ambiente (mais quente). Isso aumenta a temperatura interna da geladeira, o que faz a geladeira trabalhar mais e gastar mais energia.
Para reduzir esse efeito, procure abrir a porta da geladeira o mínimo possível e mantenha-a aberta por pouco tempo. Planeje o abastecimento da geladeira e evite ficar fazendo escolhas com a porta aberta.
Dica 3: Verifique o fechamento das portas e a vedação das borrachas
A geladeira possui borrachas de vedação nas portas, para evitar que o fluxo de ar frio da geladeira vá para o ambiente. Verifique periodicamente o estado dessas borrachas (“gaxetas”), pois o seu ressecamento (ou mesmo acúmulo de sujeira) podem comprometer a vedação.
Um teste para saber se a borracha está vedando adequadamente é colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira ao fechar a porta. A folha não deve sair com muita facilidade (deve apresentar alguma resistência). Se isso não acontecer, pode ser necessário substituir as borrachas.
Antes disso, porém, verifique se a sua geladeira está ligeiramente inclinada para trás (essa é a posição correta). Essa inclinação ajuda a melhorar a vedação das portas, e é possível ajustá-la rodando os pezinhos frontais da geladeira.
Dica 4: Mantenha o “condensador” limpo
O condensador é aquela “serpentina” que fica atrás da geladeira, que esquenta quando a geladeira aciona o compressor para “produzir frio” no congelador. Para um funcionamento adequado da geladeira, é fundamental que o condensador “troque calor” com o ar do ambiente.
Para isso, ele não pode ser obstruído (nem pense em colocar roupas para secar ali!), e o acumulo de pó e gordura muitas vezes acaba impedindo essa troca de calor. Mantenha seu condensador sempre limpo, passando uma escova com cuidado. Sempre deixe uma distância entre a geladeira e a parede, para permitir o fluxo de ar para a troca de calor.
Dica 5: Descongele a geladeira quando o duto congelar
As geladeiras “frost-free” realizam um ciclo de degelo automaticamente, que derrete todo gelo formado no evaporador (serpentina que fica na parte do congelador). A água formada é drenada por um duto e fica armazenada num recipiente posicionado em cima do compressor (“motor”), evaporando devido ao calor.
Nesses casos, a solução é simplesmente esvaziar a geladeira e deixá-la desligada, com as portas abertas, por um período de 48 horas. O bloco de gelo derreterá (podendo até formar uma poça d’água embaixo da geladeira) e sua geladeira voltará a funcionar. Caso o problema persista, utilize o Desquebre para solicitar um técnico, pois sua geladeira pode necessitar de uma resistência adicional para evitar este problema.
Assista ao vídeo completo sobre o assunto!
How to Share With Just Friends
How to share with just friends.
Posted by Facebook on Friday, December 5, 2014
Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
tinha escrito um comentário. Pus seu blog
nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
Grande abraço!
Oi, Pedro! Agradecemos a mensagem! Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! Esperamos que continue acompanhando o nosso Blog! 🙂
ótimas dicas de um ótimo site haha
Obrigado…Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
muito bom a explicação, gostei
Agradecemos a leitura, Vanilde! 🙂
Ola! Obrigado.Bom artigo.
Amei o blog, conheci ele agora e já to amando <3<3<3
Muito bom, gostei!! Estava procurando algo sobre alimento e encontrei esse assunto.
Aqui é a Fabiana Paula, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Olá gostei do seu post, obrigado por compartilhar seus conhecimentos vou acompanhar seu blog esse tipo de conteúdo tem me ajudado bastante.
Excelente Artigo. Parabéns!
Existe alguma justificativa para se colocar um ventilador ligado apontado para a parte de trás da geladeira?
Apesar de normalmente isso não ser necessário, o aumento do fluxo de ar no evaporador (a “serpentina” externa da geladeira) otimiza a troca de calor, o que aumenta a eficiência da geladeira.
No entanto, se forem seguidas as recomendações para a instalação da geladeira (respeitar uma distância de 10 a 15cm entre as paredes e o fundo/laterais da geladeira), o fluxo de ar “natural” (por convecção) já será suficiente para um bom funcionamento.